loader image
quinta-feira, julho 18, 2024

Sabor e Conforto em Camadas: Irresistíveis Batatas Gratinadas

As batatas gratinadas são um prato clássico e reconfortante, presente em várias cozinhas ao redor do mundo. Consiste em camadas de batatas fatiadas, regadas com um molho cremoso à base de leite e creme de leite, e cobertas com queijo derretido. O resultado é uma combinação perfeita de texturas e sabores que agrada a todos os paladares.

Ingredientes Batatas Gratinadas:

  • 1 kg de batatas (preferencialmente batatas próprias para gratinar)
  • 2 xícaras de leite
  • 1 xícara de creme de leite
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz-moscada ralada (opcional)
  • Queijo ralado (como queijo cheddar, mussarela ou gruyère) para gratinar
  • Salsinha picada para decorar

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas ou em fatias uniformes.
  3. Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo médio. Adicione o alho e a cebola, refogando até ficarem dourados e perfumados.
  4. Acrescente a farinha de trigo à panela e misture bem, formando um roux.
  5. Aos poucos, adicione o leite, mexendo constantemente para evitar a formação de grumos. Em seguida, adicione o creme de leite. Cozinhe até que o molho comece a engrossar.
  6. Tempere o molho com sal, pimenta e noz-moscada ralada, se desejar. Misture bem.
  7. Em uma travessa refratária untada, disponha uma camada de batatas fatiadas. Regue com uma porção do molho, cobrindo bem as batatas.
  8. Repita o processo, fazendo camadas alternadas de batatas e molho, até utilizar todos os ingredientes. Certifique-se de finalizar com uma camada generosa de molho.
  9. Polvilhe queijo ralado por cima das batatas, cobrindo toda a superfície.
  10. Leve a travessa ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 a 50 minutos, ou até que as batatas estejam macias e o topo esteja dourado e gratinado.
  11. Retire as batatas gratinadas do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir. Polvilhe salsinha picada por cima para decorar.
Batatas Gratinadas Imagem: Google

Sirva as batatas gratinadas quentinhas, acompanhando pratos de carne, frango, peixe ou como prato principal em uma refeição vegetariana. Essa combinação de batatas macias, molho cremoso e queijo derretido cria uma textura irresistível e um sabor reconfortante. As batatas gratinadas são perfeitas para aquecer o coração e satisfazer o apetite de todos.

Experimente essa deliciosa receita de batatas gratinadas e desfrute desse acompanhamento clássico e delicioso. Seja em uma reunião em família ou em um jantar especial, elas certamente serão um sucesso!

Veja mais receitas deliciosas como essa no nosso menu de receitas!
Obrigada, até mais!

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments